O excesso de peso dos pais influencia o peso dos filhos

15.03.2008 12:36

A prevalência de obesidade infantil tem vindo a aumentar a nível mundial. Torna-se importante descobrir as causas que estejam na génese deste problema para assim melhor definir as estratégias de prevenção e actuação.
Com este propósito, um grupo de investigadores gregos fizeram o levantamento da prevalência de obesidade em 2374 crianças em idade pré-escolar (1-5 anos) e relacionaram-na com o nível de educação e índice de massa corporal (IMC) dos pais.

 

Os resultados revelaram que 32% das crianças apresentavam excesso de peso. As crianças com pelo menos um dos pais obesos apresentavam quase o dobro da probabilidade de terem excesso de peso comparativamente aquelas cujos pais apresentavam peso normal. As crianças com os dois pais obesos apresentavam 2,4 vezes mais probabilidade de terem excesso de peso.
À semelhança de outros, os autores alertam para o facto de o estilo de vida dos pais – sedentarismo e hábitos alimentares – poder influenciar, mais do que os factores genéticos, o comportamento dos filhos.

Fonte:
Manios Y et al (2007).
Prevalence of obesity in preschool Greek children, in relation to parental characteristics and region of residence. BioMed Central Public Health, Vol 7, p 178.

Volver